Gleisi detona Campos Neto e chama decisões do BC de “ditadura monetária”

Atualizado em 3 de março de 2024 às 19:40
Gleisi Hoffman, presidente do PT. Foto: Reprodução

A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), condenou a PEC (proposta de emenda à Constituição) que concede uma autonomia ampla para o BC (Banco Central), afirmando que tal medida busca “submeter o Brasil a uma ditadura monetária”.

Sua crítica veio em resposta a uma entrevista do presidente do BC, Roberto Campos Neto, à Folha na qual ele endossou a proposta.

“Os juros exorbitantes do BC derrubaram os investimentos e estagnaram o crescimento no segundo semestre. É uma política monetária que segue ameaçando o país, mas a gente não vê uma linha de crítica na mídia sobre isso. Ao contrário, Folha dá espaço hoje para o Campos Neto defender ainda mais autonomia para o BC”, escreveu Gleisi.

Segundo Campos Neto, a independência total do BC representa um avanço no aprimoramento da autonomia da instituição, destacando que esse assunto foi discutido durante uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Lindbergh Farias. Imagem: Evaristo Sá / AFP

Gleisi apontou para o desempenho econômico no final de 2023, marcado por uma estagnação atribuída em parte às altas taxas de juros impostas pelo BC, que teriam prejudicado os investimentos e o crescimento.

Além de Gleisi, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) também criticou a proposta, alegando que ela conduz a uma radicalização da autonomia do BC.

“É natural que o governo se oponha até pela forma como essa PEC foi construída. O governo nunca foi consultado”, afirmou.

Farias questionou a forma como a PEC foi elaborada, destacando que o governo não foi consultado adequadamente.

Campos Neto, por sua vez, expressou otimismo em relação à economia, apesar das críticas, sugerindo que o primeiro trimestre aponta para um crescimento do PIB e que as previsões para 2024 são positivas.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link