GLO: Exército terá permissão para abrir malas caso drogas sejam detectadas, diz Múcio

Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 17:42
José Múcio Monteiro, ministro da Defesa. Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (1°), ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, anunciou que as Forças Armadas terão autorização para abrir bagagens em caso de detecção de drogas durante a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em diversos portos e aeroportos do país. O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura de um decreto de GLO pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de combater o crime organizado em áreas estratégicas.

“A operação foi bem estudada. Chegamos a uma GLO específica, delimitada. O que a Marinha encontrar, poderá fazer tudo. A mesma coisa no aeroporto; com a GLO dentro do aeroporto, vamos ajudar a PF, completando a operação, podendo abrir bagagens em caso de detecção de drogas. Vamos todos nos ajudar”, afirmou o ministro José Múcio.

“Detectou que há um ilícito, abre a bagagem, abre a mala e nós vamos fazer a operação. O mais importante de tudo é que é uma operação especial, muito bem pensada e todos nós vamos ser coadjuvantes uns dos outros e vamos somar os nossos esforços”, completou.

O presidente Lula ressaltou a importância da atuação conjunta das Forças Armadas com a Polícia Federal (PF), e revelou a formação de um comitê de acompanhamento liderado pelos ministros José Mucio (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

A operação abrangerá diversas áreas estratégicas, com a Marinha atuando na Baía da Guanabara e de Sepetiba, acessos marítimos ao Porto de Santos e o Lago de Itaipu. O Exército e a Aeronáutica concentrarão esforços nas fronteiras do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É importante notar que o decreto limita a atuação das Forças Armadas a portos e aeroportos, excluindo operações em áreas urbanas.

O objetivo central da operação é combater o crime organizado que utiliza esses locais como rotas de tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. O decreto permanecerá em vigor até maio do próximo ano, com a possibilidade de ampliação para novos portos e aeroportos, se necessário.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro Rui Costa (Casa Civil), os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen; do Exército, general Tomás Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno; além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.