GLO: Exército terá permissão para abrir malas caso drogas sejam detectadas, diz Múcio

Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 17:42
José Múcio Monteiro, ministro da Defesa. Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (1°), ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, anunciou que as Forças Armadas terão autorização para abrir bagagens em caso de detecção de drogas durante a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em diversos portos e aeroportos do país. O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura de um decreto de GLO pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de combater o crime organizado em áreas estratégicas.

“A operação foi bem estudada. Chegamos a uma GLO específica, delimitada. O que a Marinha encontrar, poderá fazer tudo. A mesma coisa no aeroporto; com a GLO dentro do aeroporto, vamos ajudar a PF, completando a operação, podendo abrir bagagens em caso de detecção de drogas. Vamos todos nos ajudar”, afirmou o ministro José Múcio.

“Detectou que há um ilícito, abre a bagagem, abre a mala e nós vamos fazer a operação. O mais importante de tudo é que é uma operação especial, muito bem pensada e todos nós vamos ser coadjuvantes uns dos outros e vamos somar os nossos esforços”, completou.

O presidente Lula ressaltou a importância da atuação conjunta das Forças Armadas com a Polícia Federal (PF), e revelou a formação de um comitê de acompanhamento liderado pelos ministros José Mucio (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).

A operação abrangerá diversas áreas estratégicas, com a Marinha atuando na Baía da Guanabara e de Sepetiba, acessos marítimos ao Porto de Santos e o Lago de Itaipu. O Exército e a Aeronáutica concentrarão esforços nas fronteiras do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É importante notar que o decreto limita a atuação das Forças Armadas a portos e aeroportos, excluindo operações em áreas urbanas.

O objetivo central da operação é combater o crime organizado que utiliza esses locais como rotas de tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. O decreto permanecerá em vigor até maio do próximo ano, com a possibilidade de ampliação para novos portos e aeroportos, se necessário.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro Rui Costa (Casa Civil), os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen; do Exército, general Tomás Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno; além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link