Globo apoia palhaço fascista Milei em editorial

Atualizado em 14 de junho de 2024 às 8:54
O presidente da Argentina, Javier Milei. Foto: reprodução

Em editorial publicado nesta sexta-feira (14), o Globo manifestou apoio ao programa do presidente ultradireitista da Argentina, Javier Milei. O jornal destacou que a vitória do extremista no Congresso, com pacotes de reformas, “mantém viva a esperança de mudança”:

Passados seis meses desde que assumiu a Presidência da Argentina, Javier Milei conquistou sua maior vitória no Congresso. Por margem apertada, o Senado aprovou dois pacotes de reformas considerados prioritários pelo governo. O principal deles é a Lei de Bases, que confere ao Executivo poderes excepcionais nas áreas administrativa, econômica, financeira e energética, com permissão para promover privatizações e outras reformas.

O segundo é um pacote fiscal, com permissão para regularizar bens não declarados e um programa para incentivar inadimplentes a zerar débitos com o governo. Ambos são essenciais para o plano econômico de Milei, que preconiza um Estado menos presente e despesas que caibam no Orçamento. (…)

Com a exceção de protestos nem sempre pacíficos, de lá para cá o que se viu foi uma democracia em funcionamento. Depois da primeira derrota em fevereiro, o governo e a oposição “dialoguista” deram início a intensa negociação. Numa sessão no final de abril, foram necessárias 21 horas de debates para que os deputados chegassem a um acordo.

Javier Milei: el favorito para las elecciones en Argentina - La Tercera
Javier Milei ergue motosserra entregue por apoiadores durante carreata em Buenos Aires, na Argentina. Foto: Cristina Sille

Os partidários de Milei se viram obrigados a fazer inúmeras concessões, com destaque para a diminuição das áreas dos poderes excepcionais. Quando chegou ao Senado, o texto já tinha 232 artigos. A votação desta semana não foi diferente. Durou mais de 18 horas e exigiu o voto de minerva da vice-presidente Victoria Villarruel para aprovar a Lei de Bases com 29 modificações, entre elas a retirada de certas estatais da lista de privatização. (…)

O governo demonstrou contrariedade com artigos derrotados, em particular um que alterava o imposto de renda. Mas o saldo foi positivo para a Casa Rosada. Com menos de 15% das cadeiras do Congresso, Milei ganhou novo fôlego. Isso não quer dizer que suas dores de cabeça com o Parlamento acabaram nem que seu plano econômico terá sucesso. (…)

Em vários níveis impera o caos administrativo, tal o amadorismo dos indicados. Mas Milei tem a visão correta dos problemas que amaldiçoam seu país e representa uma esperança. A mudança conta com apoio da maioria da população. A Argentina não pode se dar ao luxo de novo fracasso.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link