Globo apresenta programação de 2026 atacando concorrentes e dando tiro no pé

Atualizado em 15 de outubro de 2025 às 8:47
Renata Vanzetto – Foto: Reprodução

Durante o Upfront 2026, evento anual em que apresenta sua grade ao mercado publicitário, a Globo gerou repercussão por comentários dirigidos a produções de emissoras e plataformas concorrentes. As declarações ocorreram enquanto a emissora divulgava suas novidades para o próximo ano.

Ao anunciar a segunda temporada de Chef de Alto Nível, a chef Renata Vanzetto afirmou que um episódio do programa teria superado em audiência todas as temporadas do MasterChef, da Band. A comparação provocou reações negativas nas redes. Apesar da queda de audiência do MasterChef nos últimos anos, o reality culinário segue com público fiel e influência no formato de competições gastronômicas na TV brasileira.

A Globo já havia tentado disputar o mesmo segmento com Mestre do Sabor, que teve resultados modestos. Para a nova fase de Chef de Alto Nível, há expectativa de ajustes no formato, especialmente quanto à participação de Ana Maria Braga, que teve papel limitado na primeira temporada.

Outro momento de destaque foi a fala do humorista Eduardo Sterblitch, que ironizou a novela Beleza Fatal, da HBO Max, ao compará-la à atual produção das 21h da Globo. A piada foi criticada por parte do público por desmerecer uma obra de sucesso digital e por fazer referência indireta à atriz Camila Pitanga, protagonista da trama.

O jornalista William Bonner também fez um comentário sobre a volta da Fórmula 1 à Globo:

“No ano que vem, a Fórmula 1 está na Globo. Vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda, né? Porque saiu da Globo…”

A observação foi interpretada como uma provocação à Band, que transmitiu o campeonato nas últimas cinco temporadas. O narrador Teo José, da Band, respondeu nas redes sociais dizendo que “há quem tenha perdido o respeito e a ética”.

Entre os principais anúncios do evento, a Globo confirmou Eliana como apresentadora de um programa dominical, a novela Coração Acelerado, ambientada no universo sertanejo, a produção de microdramas com episódios curtos — formato inspirado em plataformas digitais — e uma edição especial do BBB com ex-participantes.

Apesar das novidades, a maior repercussão do Upfront ocorreu em torno das comparações e ironias dirigidas à concorrência, que dividiram a opinião do público e geraram debate sobre o tom adotado pela emissora no evento.