Globo aproveita audiência da Copa do Mundo para divulgar novelas e irrita o público

Atualizado em 20 de junho de 2018 às 10:08

Segundo bem observou o jornalista Thell de Castro, do Noticias da TV, a Globo está aproveitando a boa audiência dos jogos da Copa do Mundo para divulgar suas novelas. Narradores e comentaristas estão interagindo sobre as tramas e, em alguns momentos, rolam até piadas sobre o tema. Mas nem todo mundo está gostando disso _tem muita gente reclamando nas redes sociais.

O maior problema é que algumas dessas promoções são claramente forçadas, como um teatrinho mal ensaiado. Os comentaristas aparentemente não fazem ideia do que estão falando, e tudo soa muito falso.

Na terça (19), na partida entre Japão e Colômbia, Luis Roberto bateu o recorde de citações de novelas. “Tem vilã em ação em Belíssima. Estamos falando do talento de atrizes como Fernanda Montenegro”, anunciou, conversando com o ex-jogador Roger Flores.

No sábado (16), na transmissão de Argentina e Islândia, o mesmo Luis Roberto perguntou para Roger se ele era noveleiro. O comentarista disse: “Qual brasileiro não é? Lógico que a gente assiste às novelas. E Segundo Sol está bem, hein?.

Em seguida, o narrador informou que o capítulo do dia apresentaria “uma revelação importantíssima”. Detalhe: Roger é ex-marido de Deborah Secco, que interpreta a vilã Karola, um dos principais papéis da trama.

Logo na estreia da Copa, entre Rússia e Arábia Saudita, na quinta-feira passada, Galvão Bueno falou várias vezes de Orgulho e Paixão e Deus Salve o Rei. “A vida do rei Augusto está em perigo. Não perca hoje o capítulo inédito de Deus Salve o Rei”, disse o narrador durante a partida.

Na partida entre Brasil e Suíça, Galvão foi mais comedido. Fez o primeiro comercial aos 18 minutos do primeiro tempo. Ao comentar sobre a novela das nove, fez a tradicional pergunta: “Pode isso, Arnaldo”. O comentarista de arbitragem resmungou qualquer coisa, numa demonstração de que não estava confortável para opinar sobre o assunto.

Os telespectadores certamente estavam esperando algum gancho para Galvão falar de Bruna Marquezine em Deus Salve o Rei, quem sabe um belo gol de Neymar. Mas, com o clima tenso, o narrador diminuiu os comentários sobre as tramas, especialmente no segundo tempo.

No Twitter, os telespectadores não perdoam. Muita gente reclama da quantidade de chamadas e promete mudar de canal. Outros se questionam se as novelas estão com audiência baixa, precisando de um empurrão ou até buscando um público novo.