O Globo censura elogio de José Padilha feito a Freixo em entrevista

Publicado originalmente no Facebook do Freixo

Sempre enfrentei o crime organizado e a corrupção na política. No Rio, denunciei o esquema da turma do Cabral, Pezão e Eduardo Paes, que saqueou a nossa cidade. Por isso agradeço o elogio do Zé Padilha ao meu trabalho e lamento que O Globo tenha cortado esse trecho da edição impressa.

Leia o trecho cortado da entrevista:

O Globo – Na minissérie Mecanismo, os políticos ou são oportunistas, ou são ladrões ou são as duas coisas. Essa é a sua opinião?

José Padilha – Vamos olhar isso sobre o prisma darwinista? O que Darwin explicou é que existem processos de seleção em certos nichos ecológicos e sobrevivem os organismos que se adaptam melhor àquele nicho. Se você olhar a forma pela qual a campanha política é feita no Brasil, que tipo de gente a campanha política seleciona? Se para me eleger, preciso receber dinheiro de caixa 2, preciso ter conta na Suíça, então só gente que está disposta a fazer isso vai jogar o jogo político. Tem exceções? Tem o Marcelo Freixo, mas evidentemente que a estrutura seletiva do mecanismo não seleciona as pessoas com maior apreço pela ética para serem políticos no Brasil.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!