Globo censura seus jornalistas na cobertura da morte de Glória Maria. Por Nathalí

Atualizado em 3 de fevereiro de 2023 às 15:28
Os apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos, em homenagem à Glória Maria
Foto: Reprodução

Uma das maiores jornalistas da história da televisão brasileira morreu e não se pôde falar muito sobre ela – ou ao menos não na emissora em que ela trabalhou por mais de cinquenta anos.

Isso porque os chefes do jornalismo da Rede Globo enviaram e-mails para a equipe com orientações bem claras para a cobertura dessa notícia tão triste: nada de detalhes sobre a vida de Glória Maria e nenhuma menção à sua idade, para respeitar a memória da falecida.

Tudo bem: a brilhante carreira da jornalista é mais do que suficiente para imortaliza-la, e deu conta de todas as belíssimas homenagens que lhe foram rendidas pela Globo em seus programas e redes sociais.

Mas censurar colegas para esconder a idade da mulher depois de morta?

Isso é um pouco demais.

Muitos dos colegas que a homenagearam, emocionados, nos programas da Globo, não puderam expor com verdade as lembranças que compartilharam com a Gloria Maria mulher, porque foram censurados mesmo em um momento de tamanha dor e comoção.

É necessário respeitar, sempre que possível, a memória de uma falecida? Sim. É moralmente permitido censurar centenas de jornalistas em prol disso? Não, não é.

Com toda certeza, os colegas mais próximos de Gloria Maria gostariam de ter compartilhado com o público detalhes de sua personalidade, das histórias que viveram juntos, da potência pessoal que foi a Gloria mulher.

Mas, graças a uma decisão obtusa, foram impedidos de fazê-lo. Alguns, talvez por isso, ficaram sem palavras.

Tirar as palavras de alguém que estar de luto é uma das coisas mais cruéis que se pode fazer com o próximo.

Mas a Globo, nós sabemos, sempre foi chegada em uma censura, desde 64. É fácil, para a Globo, censurar, mesmo sob argumentos ridículos e inaceitáveis, doa a quem doer.

De que adiantam homenagens tão bonitas se a verdade sobre alguém não puder ser dita? Quantos minutos de silêncio supririam as palavras abafadas pela censura?

A Globo não se importa.

E nós? Nós continuamos sem conhecer a intimidade do ícone que foi Glória Maria, e seus colegas seguem com um nó na garganta por tudo o que não puderam dizer.

A censura da Globo não respeita sequer a morte.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link