Globo confirma DCM e crava favoritismo de Marco Aurélio de Carvalho ao ministério da Justiça

Brilhante orador, coordenador do Prerrogativas é também apontado como um dos nomes do PT para a vaga de vice na chapa de Boulos à prefeitura de São Paulo

Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 8:09
Proximo do presidente, MAC foi apontado pelo próprio Lula como um bom nome para concorrer à prefeitura de SP pelo PT

Nesta semana, a Globo confirmou uma notícia do DCM que promete sacudir o tabuleiro do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva: a de que o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, é um dos favoritos para assumir o ministério da Justiça caso as previsões se confirmem e o atual chefe da pasta, Flávio Dino, seja nomeado para a vaga de Rosa Weber, que se aposenta em outubro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Formado pela PUC-SP, Marco Aurélio liderou o grupo de advogados que denunciou a farsa da Lava Jato e o fato de Lula ter sido vítima, com sua prisão, de ilegalidades praticadas pelo ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da chamada República de Curitiba.

Respeitado no meio jurídico, MAC é também responsável, junto com o ministro da Economia, Fernando Haddad, pela aproximação entre Lula e Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB para assumir o cargo de vice na chapa vitoriosa sobre Bolsonaro.

Lembrado para a Justiça ou para a Advocacia Geral da União – o títular da AGU, Jorge Messias, bastante prestigiado, também concorre para assumir a Justiça ou até mesmo o STF -, Carvalho chegou a ser citado pelo próprio Lula, em 2020, como potencial candidato a prefeito de São Paulo.

Ele é filiado há 30 anos e se relaciona bem com lideranças históricas do partido como a presidente Gleisi Hoffmann, os deputados Rui Falcão e Emidio de Souza, e o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Painel na GloboNews

MAC é também citado por setores do partido como um bom nome para assunir a vaga de vice na chapa de Guilherme Boulos, em 2024, caso o PT confirme a intenção de apoiar o deputado do PSOL.

É apontado como alguém que traz o que Boulos precisa: interlocução com setores de classe média e econômico, sem se distanciar do vies da justiça social.

O DCM apurou que o entorno de Boulos não enxerga no coordenador do Prerrogativas as qualidades que o partido precisa para enfrentar a mulhara que está se erguendo em torno da candidatura do atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, que tenta a reeleição.

Mas já tem quem fale que o advogado, brilhante orador, otimista e bem humorado, seria o cara para desestabilizar o atual prefeito no debate das ideias, explorando o pavor que circula entre os correligionários de Nunes – tido como desqualificado, o prefeito, segundo fontes próximas ao palácio do Anhangabaú, é tomado de nervosismo extremo quando confrontado com temas complexos, a ponto de ser acometido pelo branco que assola os estudantes mal preparados diante da folha do vestibular.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link