Globo corta referências a novela bíblica da abertura de O Tempo Não Para

Atualizado em 6 de agosto de 2018 às 6:58
Moisés (Guilherme Winter) na sequência em que cruza o Mar Vermelho na trama da Record. Foto: Reprodução/Record

Márcia Pereira do site Notícias da TV informa que a canção Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás sofreu um corte na abertura de O Tempo Não Para que eliminou citações bíblicas que remetem à novela Os Dez Mandamentos. A vinheta da Globo dá um salto justamente no verso “Eu vi Moisés cruzar o Mar Vermelho”, episódio que fez a Record liderar o horário nobre em 2015.

A abertura da novela das sete pulou o que poderia ser considerado uma propaganda para a Record, que reapresentou a história de Moisés até o último dia 24 na mesma faixa de horário de O Tempo Não Para. Procurada, a Globo não se pronunciou. Ivete Sangalo regravou a música de Raul Seixas e Paulo Coelho de 1976 a pedido da Globo. Outros trechos bíblicos, como Pedro negar Cristo, e que citam símbolos da Umbanda e Adolf Hitler também foram pulados na abertura da trama, que retrata a história de pessoas congelados durante 132 anos até os dias de hoje.

Os Dez Mandamentos foi exibida duas vezes. Na exibição original, marcou 16,2 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo e teve recorde de 28,1 pontos no capítulo em que Moisés fez a travessia do Mar Vermelho. Foi a maior média de uma novela da Record, com 7 pontos de vantagem em cima da Globo, que na época exibia A Regra do Jogo. Durante a reapresentação neste ano, a trama bíblica voltou a ter boa audiência com essa sequência: 14 pontos de média.