
Após Wagner Moura vencer o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026, no domingo (11), por sua atuação em “O Agente Secreto”, as reações de seus concorrentes na premiação viralizaram.
O brasileiro superou concorrentes de destaque internacional como Joel Edgerton, indicado por “Sonhos de trem”, Oscar Isaac, por “Frankenstein”, Dwayne Johnson, por “Coração de lutador: The Smashing Machine”, Michael B. Jordan, por “Pecadores”, e Jeremy Allen White, por “Springsteen: Salve-me do desconhecido”.
Ao anunciar o vencedor, a atriz Minnie Driver, responsável por apresentar a categoria, disse “Parabéns” antes de citar o nome do filme em inglês. No palco, Kleber Mendonça Filho agradeceu ao elenco, mandou um “alô, Brasil” e elogiou o protagonista. Segundo o diretor, “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
A transmissão mostrou os demais atores, nomes já consolidades na indústria hollywoodiana, surpresos e felizes com a conquista do brasileiro. Michael B. Jordan aparece gritando após a divulgação enquanto Johson, conhecido com “The Rock”, o aplaude sorridente.
No entanto, foi de Edgeron a reação mais chamativa: ele deu um pequeno pulo, mesmo sem sair da cadeira, com a vitória baiana. Veja:
não aguento com todos os outros atores bem enquadrados enquanto o wagner moura parece que tá sendo gravado por uma câmera de segurança pic.twitter.com/RRngV8pWJ1
— triz (@hllsclub) January 12, 2026
No discurso de agradecimento, Wagner Moura destacou o conteúdo simbólico do filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, ambientado nos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou no palco.
O ator encerrou a fala em português, dirigindo-se ao público brasileiro que acompanhava a cerimônia. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, declarou.“
“O Agente Secreto” acompanha a trajetória de um professor universitário que retorna ao Recife para tentar se reconectar com o filho caçula, em meio ao risco constante imposto pelo regime autoritário. Interpretado por Wagner Moura, o personagem atravessa um período marcado por vigilância, repressão e perseguições políticas.