Globo define substituta de jornalista demitida após voltar de licença médica

Atualizado em 12 de dezembro de 2018 às 9:17
Jacqueline Brazil foi promovida na surdina à apresentadora do mapa-tempo nos matinais. Foto: Reprodução/Globo

Daniel Castro no site Notícias da TV informa que a Globo definiu quem substituirá, em caráter definitivo, a jornalista Izabella Camargo, demitida no fim de outubro após voltar de uma licença médica de dois meses e meio. Será Jacqueline Brazil, que desde agosto vinha ocupando provisoriamente a função de apresentadora do mapa-tempo no Hora 1, no Bom Dia Brasil e no Em Pauta, telejornal apresentado por José Roberto Burnier na GloboNews.

Jacqueline, que tinha o cargo de repórter, foi efetivada como apresentadora somente na semana passada. A Globo foi discreta na operação. Não houve nenhum comunicado interno. Nem os apresentadores dos telejornais envolvidos ficaram sabendo. Apenas seus editores-chefes. A Globo confirma a promoção de Jacqueline.

A discrição, explica-se nos bastidores, teria o objetivo de não chamar ainda mais a atenção para a ruidosa demissão de Izabella Camargo. Ela se afastou dos telejornais matinais em agosto, com o diagnóstico de síndrome de burnout, desgaste emocional que danifica aspectos físicos e psíquicos da pessoa, reduzindo a naturalidade e a velocidade com que ela realiza suas tarefas.

Izabella chamou a atenção dos chefes ao postar, durante sua licença médica, uma imagem em que entregava que tinha participado de um evento. Ou seja, ela estava doente para voltar a trabalhar de madrugada, mas não para aparecer em público.

A jornalista, que sofreu alguns “apagões no ar” e vinha pedindo à chefia para mudar de turno, mesmo que temporariamente, foi dispensada. “Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional, e os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida”, disse Izabella com exclusividade ao Notícias da TV logo após a demissão.

Já Jacqueline Brazil foi premiada por ser uma jornalista competitiva e workaholic. Ela agarrou a oportunidade de substituir Izabella. Até cancelou, a pedido dos chefes, as férias que tinha marcado para outubro.