Globo irritou artistas ao proibir ‘bostinha’, ‘bundão’ e ‘viado’ em 1990

Atualizado em 16 de dezembro de 2018 às 16:53

Thell de Castro no site Notícias da TV informa que, em 1990, o uso de palavrões foi proibido na programação da Globo. A ordem para censurar 16 palavras de todas as produções foi baixada pelo então todo-poderoso da emissora, o vice-presidente de Operações José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, após uma orientação do empresário Roberto Marinho (1904-2003), dono da rede.

A medida repercutiu na imprensa, como cita inusitada texto da Folha de S.Paulo de 18 de novembro de 1990. “A TV Globo distribuiu, há duas semanas, um memorando aos seus diretores e autores com um índex de 16 palavras que devem ser definitivamente eliminadas de toda a programação da emissora”, informou.

As palavras proibidas foram: “bundão”, “bundinha”, “bunda-mole”, “merda”, “merdinha”, “porra”, “puta”, “cacete”, “rabo” (com o sentido de “bunda”), “bosta”, “bostinha”, “cagada”, “cagão”, “viado” e “mijão”.

“Essas palavras chulas são, segundo o setor de avaliação da Central Globo de Programação, as que aparecem com maior frequência nos programas da emissora. O memorando solicita aos autores que eliminem as palavras de seus scripts”, explicou o jornal.

“No caso de programas já gravados, ou de algum descuido, o diretor deverá cortar a expressão proibida, substituindo-a por outra expressão adequada”, completou.

Ainda segundo o documento, “o uso de palavrões nunca fez o sucesso dos grandes escritores e nada tem a ver com a linguagem coloquial da TV. As novelas nunca precisaram disso para reforçar suas situações”.

Os artistas da casa, evidentemente, se posicionaram a respeito da iniciativa. O autor Dias Gomes (1922-1999), que estava no ar com a novela Araponga, disse que era contra proibir qualquer coisa, mas não achava a medida tão drástica.

“Aceito discutir a justeza ou não da colocação de um termo grosseiro na boca de um personagem”, disse ele, completando que continuaria a usar uma expressão desse tipo quando julgasse necessário.

Chico Anysio (1931-2012), então à frente da Escolinha do Professor Raimundo, foi mais enfático. “Deve ser uma satisfação que a Globo está dando à volta da Censura”, disse o humorista, referindo-se à portaria da época feita pelo Ministério da Justiça que classificou os programas de acordo com as faixas de idade.

Já Fausto Silva, que estava na emissora havia pouco mais de um ano, disse que nem tinha recebido o comunicado –e fez graça sobre o assunto. “Ou o Boni acha que sou um caso perdido, ou acha que realmente não falo mais palavrão”, brincou.