Globo manda embora o repórter que nos levou aos que sentem fome. Por Moisés Mendes

Atualizado em 5 de abril de 2023 às 9:07
Marcelo Canellas, um dos jornalistas demitidos na última terça-feira (4) pela TV Globo. (Foto: Reprodução)

Meu amigo Marcelo Canellas está entre os jornalistas demitidos hoje pela Globo. Canellas é reconhecido como o melhor texto da TV brasileira e o cara das grandes reportagens com abordagens humanistas.

Foi o repórter que apresentou ao Brasil, em 2001, sem firulas e sem pieguices, a fome que Lula iria combater a partir de 2003. Lucio Alves foi o cinegrafista da série.

Repórteres batem com a cara na porta de chefes nem sempre dispostos a ouvir, porque se incomodam com ideias alheias.

Sei da luta de anos de Marcelo para emplacar essa pauta, durante o governo Fernando Henrique, para realizar uma das grandes reportagens da TV brasileira.

O site Memória Globo conta:

“Ainda na primeira matéria, a equipe entrevistou a lavadeira Maria Rita Costa, de 51 anos, que sofria de desnutrição. A situação de saúde dela era tão ruim que a equipe da Globo teve que providenciar uma ambulância para levá-la ao hospital.

No dia seguinte à exibição dessa primeira reportagem da série, Fátima Bernardes leu uma nota dizendo que os moradores de Araçuaí, onde vivia Maria Rita, avisaram à emissora que, duas semanas depois de dar a entrevista à equipe da Globo, a lavadeira falecera. Maria Rita fora vítima de pneumonia e desnutrição aguda”.

Ex-presidente Dilma Rousseff e presidente Lula. (Foto: Reprodução)

Lula e Dilma derrotaram a fome, que Bolsonaro e os militares trouxeram de volta e aprofundaram com mais miséria e a disseminação de ódios e crueldades.

Redações perdem grandes jornalistas como qualquer outra área. Mas é triste saber que Canellas, o repórter que nos conduzia pela mão por onde entrasse, perde seu espaço na Globo no momento em que Lula volta e se dedica de novo a salvar as Marias Ritas e seus filhos.

Canellas não trouxe os famintos e miseráveis até nós em 2001. Ele nos levou até as casas deles.

Também foram demitidos pela Globo Eduardo Tchao, Flávia Jannuzzi, Luciana Osório, Mônica Sanches e o diretor do Fantástico Jorge Espírito Santo.

Vai se desfazendo, em meio à crise das organizações do setor, o que talvez seja a última geração da transição do jornalismo analógico para os espaços virtuais, sem que exista (e isso não é saudosismo, é realidade e já é história e memória) a chance de repetição do que eles fizeram.

Um modelo se despede. O jornalismo vai resistindo, com outras feições, mas não se enganem. As corporações de mídia não têm mais espaço nem paciência para lidar com esse tipo de gente. O jornalismo sobrevive, mas vai virar outra coisa.

Originalmente publicado em Blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link