Globo pesa a mão na cobertura de Brumadinho em seus programas matinais sem dar fatos novos

Atualizado em 4 de fevereiro de 2019 às 10:13
Ana Maria Braga e Fabrício Battaglini no Mais Você (Reprodução/TV Globo)

André Santana no Observatório da Televisão informa que, quando o jornalista Mariano Boni assumiu a direção dos programas de entretenimento diários da Globo, havia a expectativa de que tais atrações dariam mais espaço para o jornalismo. E é isso que vem acontecendo nos últimos dias. Com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), os programas Mais Você, Bem Estar, Encontro e É de Casa, têm repercutido, em tempo real, os desdobramentos do caso.

Até aí, tudo bem. Hoje, a Globo tem uma grade com muitos programas ao vivo justamente para ter esta flexibilidade em exibir, em tempo real, acontecimentos importantes do Brasil e do mundo. No entanto, o canal ainda não está sabendo dosar sua cobertura do caso nos programas de entretenimento. Sobretudo nos programas de Ana Maria Braga e Mariana Ferrão, este assunto tem sido explorado à exaustão, mesmo sem trazer nada de novo ou relevante sobre ele.

Na última semana, os matinais da Globo abriram espaço para entrevistas com testemunhas do acontecido. Foram muitos depoimentos de pessoas que perderam entes queridos, ou que sobreviveram ao ocorrido. Assim, os programas se tornaram verdadeiros festivais de lágrimas, ultrapassando a linha entre a informação e o sensacionalismo. Houve excessos.