“God Only Knows”, do gênio Brian Wilson, é a música pop perfeita. Por Kiko Nogueira

Atualizado em 11 de junho de 2025 às 20:20
Brian Wilson gravando o álbum “Pet Sounds”, obra-prima dos Beach Boys

Se o gênio de Brian Wilson, morto hoje aos 82 anos, pudesse ser resumido em uma canção, a escolha seria “God Only Knows”.

O cantor e compositor, líder dos Beach Boys, escreveu essa maravilha aos 23 anos. Sim, 23. Está no álbum “Pet Sounds”, de 1966, juntamente com outras pérolas.

Paul McCartney a chamou de “a maior música já escrita”. “É uma das poucas músicas que me fazem chorar toda vez que a ouço. É realmente apenas uma música de amor, mas é feita de maneira brilhante. Ela mostra o gênio de Brian”, disse.

“God Only Knows” é uma obra-prima de harmonização vocal e uma ousada experimentação de gênero: uma balada suave subvertida com instrumentação inovadora que consegue ser uma mistura de euforia, calma e êxtase — assim como a paixão por alguém.

Há uma qualidade espiritual nela. Como falava minha mãe sobre filmes clássicos, parece algo de outro mundo. Talvez seja. A meticulosidade do arranjo vocal combinada com o estilo dos Beach Boys cria uma dissonância bonita e cativante.

Os backing vocals são assombrosos, marca registrada da banda. São anjos invadindo seu ouvido. Brian a entregou para seu irmão Carl Wilson cantar — talvez o maior presente que Carl recebeu em sua vida.

Em seu livro “There’s Only This Year”, o poeta Hanif Abdurraqib escreveu sobre o final hipnótico e divino.

“Há um universo, sempre, em que você está alegremente envolvido no retorno infinito do refrão, e você pode envelhecer lá. Vamos dizer que você e o refrão se encaixam em um tipo de eternidade”, escreveu.

“No começo, aprendi que quando eu desligava o mundo, conseguia sintonizar uma música misteriosa, dada por Deus. Era meu dom, e isso me permitia interpretar e entender emoções que eu não conseguia articular”, afirmou Brian Wilson certa vez.

Nunca houve, nem haverá, nada parecido com “God Only Knows”.

Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.