Goldman ao DCM: “Doria é um enganador, acha que pode tudo porque surfa no dinheiro”. Por Joaquim de Carvalho

Atualizado em 7 de outubro de 2017 às 10:08
Alberto Goldman

O ex-governador Alberto Goldman, que mora em Higienópolis, adiou sua viagem hoje de manhã a uma casa no interior de São Paulo para preparar sua resposta aos ataques do prefeito João Doria, que o chamou de “improdutivo”e “fracassado”.

“Eu não posso ir para Miami, porque não tenho lá uma casa de mil metros quadrados, nem tenho avião. Então, eu vou para minha casa na praia, praia não, é no interior”, disse ele. “Meus 50 anos de vida pública não me permitiram ter casa em Miami”, acrescentou.

Doria tem imóvel em Miami e avião – a casa nos Estados Unidos registrada em nome de offshore e o avião, no da empresa controlada pelos filhos.

Goldman é vice-presidente do PSDB, depois de passar pelo PMDB e MDB, onde fazia política como líder do então clandestino Partido Comunista Brasileiro. Foi deputado federal várias vezes e secretário. Perguntei: Como o senhor vê os ataques de João Doria?

“Ele é um pobre ignorante, que surfa, nada em cima de dinheiro. Acha que, por ter dinheiro, pode tudo”, afirmou.

“Ele sempre foi uma fraude, um enganador, usa de publicidade falsa para conseguir o que quer. Todos nós já sabíamos disso. Só o Geraldo Alckmin que não”, disse, em referência ao governador, que bancou a sua candidatura em São Paulo, contra lideranças do PSDB como Goldman.

O que irritou o prefeito foi um vídeo divulgado por Goldman, em que ele o critica fortemente. Diz que São Paulo não tem prefeito, tem um candidato a presidente da república.

Goldman afirma que decidiu gravar o vídeo depois que viu no Bom Dia São Paulo, da TV Globo, uma reportagem sobre os problemas nos serviços de saúde oferecidos no Grajaú, bairro da periferia da cidade.

“Eu gravo um vídeo uma ou duas vezes por semana e, naquele dia, decidi que era preciso falar sobre a falta de prefeito em São Paulo. Já era hora de falar o que já pensava desde antes da eleição, mas não é correto criticar o prefeito logo nos primeiros dias. Esperei nove meses para ver algum resultado, e nada”, afirmou.

O prefeito não nasceu.

“Ainda está em gestação e, pelo que sei dele, nunca vai nascer. Nunca quis ser prefeito. Quer ser candidato a presidente”, afirmou.

Ele acredita que, pelo PSDB, Doria terá dificuldade de conseguir legenda.

“Não acredito. Com o abalo na política, ela até chegou a empolgar alguns. Mas, agora que se vê que não fez nada na prefeitura a não ser marketing, não acredito que tenha chance no PSDB”, afirmou.

Ele entende que, para os políticos tradicionais, a eleição será difícil. Mas Doria, que se vendia como uma pessoa de fora da política, se queimou rápido, como álcool pegando fogo.

A chama é alta, mas dura pouco.

“Doria só faz política, não é prefeito. Isso está mais claro do que nunca”, disse.

Para ele, com a dificuldade de se viabilizar como candidato a presidente pelo PSDB, ele vai procurar um partido que lhe dê legenda.

“Ele vai atrás de algum partido que tenha tempo de televisão, porque televisão é fundamental para ele, é um comunicador”, disse.

DEM, PMDB? Goldman não diz.

Ao atacar líderes do seu partido, Doria reimprime uma marca que o caracterizou em outros cargos na política, como o Paulistur e a Embratur.

Por onde passou, deixou um rastro de ódio.

Talvez seja por isso que se dê tão bem com o MBL, sua tropa de choque. Doria no vídeo parece um militante do MBL em ação.