Golpe teria ocorrido se Exército concordasse com Bolsonaro, diz ex-chefe da FAB

Atualizado em 15 de março de 2024 às 12:46
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército. Foto: Reprodução

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que o golpe de Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro teria se consumado se o então chefe do Exército, general Freire Gomes, tivesse concordado com a iniciativa.

“Indagado se o posicionamento do general Freire Gomes foi determinante para que uma minuta de decreto que viabilizasse um golpe de Estado não fosse adiante respondeu: que sim, que caso o comandante tivesse anuído, possivelmente, a tentativa de golpe de Estado teria se consumado”, diz trecho de seu depoimento.

Ele e Freire Gomes prestaram depoimento à PF após serem citados na representação que originou a operação Tempus Veritatis, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra Bolsonaro e seus aliados por iniciativa golpista.

O ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Baptista Júnior também relatou a investigadores que o ex-comandante do Exército ameaçou prender Bolsonaro se ele tentasse promover um golpe de Estado. “Depois de o presidente da República, Jair Bolsonaro, aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático (…), o então comandante do Exército, General Freire Gomes, afirmou que caso tentasse tal ato teria que prender o Presidente da República”, relatou.

Ambos negam participação e implicam o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, na trama golpista. O segundo teria colocado “suas tropas à disposição de Jair Bolsonaro”, de acordo com Baptista Júnior.

Os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica ainda relataram à PF que o então ministro da Defesa foi quem convocou os chefes militares para discutir uma proposta de golpe e um plano para impedir a posse de Lula em 2022.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link