Google Maps exibe alerta extremo de alagamento após ataque hacker à Defesa Civil

Atualizado em 20 de junho de 2026 às 11:23
Interface do Google Maps em área urbana
Interface do Google Maps com vias e pontos de uma área urbana. Foto: Reprodução.

Usuários do Google Maps relataram mensagens de “alerta extremo para alagamentos” em diferentes pontos do país após o disparo de uma falsa notificação atribuída à Defesa Civil entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20).

Os relatos circularam nas redes sociais e citaram avisos exibidos em regiões de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Distrito Federal (DF). As mensagens apareceram no aplicativo depois que moradores de diversas capitais receberam um alerta sonoro por hackers que invadiram o sistem da Defesa Civil.

Além dos alertas sobre inundações, alguns usuários disseram que as notificações traziam a palavra “misantropia”, o mesmo termo que apareceu no aviso da Defesa Civil. A presença da palavra chamou atenção porque não tem relação direta com alertas meteorológicos ou protocolos de emergência.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, informou que acionou a Polícia Federal para investigar a origem e o alcance do ataque cibernético responsável pelo disparo da falsa notificação.

Alerta sonoro da Defesa Civil em tela de celular
Mensagem de alerta sonoro exibida na tela de um celular. Foto: Reprodução.

Defesa Civil aponta hipótese de ação hacker coordenada

De acordo com a secretaria, a principal hipótese sob apuração é a de uma ação hacker coordenada. O órgão informou que adotou medidas preventivas após identificar o problema no sistema usado para o envio de alertas à população.

A secretaria retirou temporariamente do ar a plataforma utilizada pelo sistema Defesa Civil Alerta. Em nota, o órgão afirmou que trabalha para restabelecer o serviço o mais rapidamente possível.

A retomada da plataforma ocorrerá somente após a adoção das medidas necessárias para garantir a segurança do sistema, segundo a secretaria. A investigação da PF deve apurar como a falsa mensagem entrou no fluxo de alertas e qual foi o alcance do disparo.

“Misantropia” significa aversão ou desprezo pela humanidade. O termo tem origem no grego, a partir de “misos”, que significa ódio, e “anthropos”, que significa ser humano.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior