Governador chama Trump de “aspirante a ditador” após “ameaça apocalíptica” a Chicago

Atualizado em 6 de setembro de 2025 às 19:52
Donald Trump ao lado de postagem em sua rede social com referência ao filme “Apocalypse Now”, usada para ameaçar Chicago com força militar – Foto: Reprodução

Donald Trump voltou a provocar polêmica neste sábado (6) ao publicar em seu perfil na Truth Social uma montagem no estilo do filme “Apocalypse Now”, mostrando helicópteros sobre Chicago e uma bola de fogo. Na legenda, escreveu: “Adoro o cheiro de deportações pela manhã. Chicago está prestes a descobrir por que se chama Departamento de GUERRA”. A frase faz referência ao clássico de 1979, quando o personagem de Robert Duvall dizia: “Adoro o cheiro de Napalm pela manhã”.

A publicação de Trump gerou reação imediata. O governador de Illinois, JB Pritzker, disse que o presidente age como um “aspirante a ditador”.

“O presidente está ameaçando entrar em guerra com uma cidade americana. Isso não é uma piada. Isso não é normal”, escreveu no X. Ele acrescentou: “Donald Trump não é um homem forte, é um homem medroso. Illinois não se deixará intimidar por um aspirante a ditador”.

Na sexta-feira (5), Trump assinou um decreto que busca renomear o Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”, mudança que depende da aprovação do Congresso.

Essa medida se soma a uma série de ataques do presidente contra cidades governadas por democratas. Ele já enviou tropas da Guarda Nacional para Los Angeles e mantém forças em Washington, além de citar Baltimore, Nova Orleans e Portland como próximos alvos.

Em Chicago, autoridades locais garantiram que vão recorrer à Justiça para barrar qualquer intervenção federal.

Para líderes municipais e estaduais, a postura do presidente representa uma tentativa de usar o aparato militar como ferramenta política em meio ao calendário eleitoral.