Governador do RJ diz que é “radicalmente contra” instalação de câmeras em fardas policiais

Atualizado em 3 de janeiro de 2023 às 21:45
Cláudio Castro durante posse como governador reeleito
Foto: Reprodução

O governador do Rio de janeiro, Cláudio Castro (PL), disse que é radicalmente contra a instalação de câmeras em fardas de policiais de tropas de elite das polícias Civil e Militar e vai recorrer “até o fim” contra a medida.

“Nós do Governo do Estado somos radicalmente contra. Vamos recorrer até o fim, lutaremos judicialmente em todas as instâncias para que essas câmeras não sejam colocadas”, disse Castro, durante entrevista coletiva após tomar posse como governador reeleito, no último domingo (1º).

“Eu sempre disse que eu era radicalmente contra as câmeras nos batalhões de operação, especialmente os batalhões especiais. Nós não temos maturidade como sociedade ainda nem de guardar coisa em segredo de Justiça, imagina imagem que coloque a vida do policial em risco”.

O governador bolsonarista usou o argumento de que “quando o criminoso sabe a estratégia da polícia, a vida daquele policial passa a ficar em risco”.

O governo do Rio de Janeiro enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de recurso contra a decisão do ministro Luiz Edson Fachin sobre a instalação de câmeras em fardas e viaturas.

No dia 19 de dezembro, o magistrado determinou que o governo apresentasse, em cinco dias, um cronograma para a instalação dos dispositivos de áudio e vídeo em fardas e viaturas de batalhões especiais de polícia (Bope e Core) e nos batalhões das áreas com os maiores índices de mortes com envolvimento de agentes de segurança.

Segundo o governo do Rio, o Projeto Estratégico de Câmeras Operacionais Portáteis está em fase final de implantação.

No entanto, no documento enviado ao STF, o Estado diz que ocorreram problemas relacionados as questões técnicas de área de cobertura da Rede Móvel de Telecomunicações em determinadas localidades, dificultando a implantação, e contribuindo para uma nova reestruturação do cronograma do Projeto”.

O governo afirmou que todos os batalhões convencionais da Polícia Militar receberam os aparelhos. Até o momento, foram implantadas 8.945 câmeras. O sistema de gravação de áudio e vídeo está em processo de licitação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link