Governadores criticam Zema após fala ‘separatista’

Atualizado em 6 de agosto de 2023 às 14:58
Governador de MG, Romeu Zema. (Foto: Reprodução)

Os governadores do Nordeste, neste domingo (6), publicaram uma carta criticando as falas de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, que defendeu a criação de uma frente Sul-Sudeste contra os estados do Norte e do Nordeste brasileiro.

“Indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las, mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades”, diz a carta.

A nota de hoje explica que os consórcios Nordeste e da Amazônia Legal foram criados “valendo-se da profunda identidade regional, cultural e histórica”, disse trecho do documento.

A nota foi assinada por João Azevedo (PSB), governador da Paraíba. Azevedo preside o Consórcio Nordeste e representa os outros oito chefes de executivos estaduais da região.

João Azevedo. (Foto: Reprodução)

A carta faz referência as falas de Zema neste sábado (5). O governador mineiro afirmou que foi criado um consórcio reunindo estados de Sul e Sudeste em oposição ao Norte e ao Nordeste.

Zema afirmou que os estados devem “lutar” por uma maior igualdade nos repasses e programas do governo federal. A fala gerou grande revolta de políticos de todo o país.

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, disse Zema na ocasião.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), também se pronunciou acerca das declarações de Zema, e destacou a importância de buscar um equilíbrio e não estabelecer um cabo de guerra entre as regiões.

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, por sua vez, afirmou que a opinião de Zema é pessoal e destacou a importância do Consórcio de Integração Sul e Sudeste para colaboração e diálogo com as demais regiões.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link