Governadores do NE chamam médicos formados no exterior para ajudar no combate à Covid-19. Por Jorge Solla

Atualizado em 28 de abril de 2020 às 21:35
Governadores do nordeste. Foto: Reprodução/WSCOM

Apesar de Bolsonaro tentar atrapalhar, o Consórcio do Nordeste deu um gigante passo para ajudar a ampliar o atendimento aos pacientes com coronavírus: criou a Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste (Brigada SUS|NE), com previsão de contratar médicos para atuar nos nove estados da região e de recrutamento de médicos brasileiros formados no exterior, num processo que prevê a revalidação de diploma através das universidades públicas da região, com um formato de internato complementar sob supervisão.

Eu participei das articulações que chegaram a essa composição, junto ao governador Rui Costa, ao procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, ao secretário-executivo do consórcio, Carlos Gabas, e aos reitores e docentes de cursos de medicina de universidades públicas.

Os profissionais que aderirem a revalidação do diploma pelo internato receberão bolsa e contribuirão para o enfrentamento da pandemia.

Trago também uma outra boa notícia: foi preciso o Nordeste se movimentar para a base do governo destravar nacionalmente a pauta da realização do Revalida.

Conseguimos as assinaturas de líderes para o requerimento de urgência ao nosso PL 1780/2020, que prevê a realização de um Revalida emergencial. Já temos maioria pra aprovar essa matéria.

Jorge Solla é deputado federal pelo PT da Bahia