Governo Bolsonaro é reprovado por 51% dos brasileiros, aponta Ipespe

Atualizado em 14 de outubro de 2022 às 13:09
Presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

A nova pesquisa do Instituto Ipespe contratada pela XP Investimentos, divulgada na manhã desta sexta-feira (14), mostrou que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) continuou mantendo avaliações negativas em diversos aspectos.

Na análise de seu governo, 44% dos eleitores entrevistados responderam que a gestão de Bolsonaro é “ruim ou péssima”, contra 36% que a consideram “ótima ou boa”. Outra parcela, em 19%, acha o governo “regular”.

Gráfico com avaliação do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Ipespe

Já sobre a aprovação do governo do presidente, 51% dos entrevistados desaprovaram, mantendo uma diferença de 10 pontos em relação a quem o aprova.

Gráfico com aprovação do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Ipespe

Em relação à gestão do chefe do Executivo durante a pandemia, os números do mês passado foram mantidos. 48% declararam ser uma péssima gestão contra 33% dos eleitores que acharam boa.

Gráfico com percepção da gestão contra o coronavírus no governo do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Ipespe

Quando os eleitores foram questionados sobre o caminho da economia, 49% responderam que está no caminho errado e 43% disseram estar no rumo certo. Outros 8% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam.

Gráfico com percepção da Economia no governo do presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução/Ipespe

O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem disputará o segundo turno, lidera a pesquisa com 53% das intenções de votos válidos para o segundo turno, contra a soma de 47% do atual chefe do Executivo.

A pesquisa telefônica entrevistou 2.000 eleitores de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos para mais ou para menos e tem um nível de confiança de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07942/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link