Governo Bolsonaro gasta mais com aliados do que com construções de educação infantil

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 14:25
Foto de bolsonaro ao microfone
Foto: Isac Nóbrega/PR/Divulgação

O governo do presidente Jair Bolsonaro liberou mais dinheiro para municípios que contrataram kits de robótica com uma empresa de aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, do que investiu em obras de creches em todo o país neste ano.

As transferências para a compra de kits de robótica em 2022 foram 18% maior do que os investimentos em obras de educação infantil. A falta de vagas em creches e pré-escolas é dos maiores gargalos educacionais do país.

Até 21 de abril, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 35 milhões para a compra de kits. Os recursos foram destinados a 11 prefeituras. Todas têm contratos para compra do material com a Megalic, empresa de Maceió cujos donos têm ligação com Lira.

Por outro lado, as transferências para obras de educação infantil somaram neste ano R$ 30 milhões. Esse valor foi mais pulverizado do que o de robótica: 206 prefeituras dividiram esse montante, diz a Folha.

O país ainda precisa incluir em creches 2,2 milhões de crianças de até 3 anos para alcançar a meta de ter ao menos metade dessa faixa etária matriculada.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link