Governo criará grupo para “reprogramar pagamento” de dívida da Venezuela, diz Haddad

Atualizado em 29 de maio de 2023 às 17:45
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Ton Molina

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (29) que a equipe econômica do governo federal irá criar um grupo para “consolidar” e “reprogramar” a dívida da Venezuela com o Brasil. A declaração ocorreu após encontro com o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

“No que diz respeito ao Ministério da Fazenda, vai se constituir um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela frente ao Brasil e, a partir dessa consolidação dos números, vamos reprogramar o pagamento”, declarou o ministro a jornalistas.

A reunião privada ocorreu nesta manhã, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros integrantes do governo.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert

A dívida que o país vizinho tem com o Brasil é estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Madura confirmou a criação da comissão. “Vai ser estabelecida uma comissão para estabelecer esse tamanho [da dívida] e retomar os pagamentos. A comissão vai estabelecer a verdade”, disse o presidente venezuelano, ao deixar o Palácio do Itamaraty.

Essa é a primeira vez que Maduro está no país desde 2015, após anos de hostilidades entre os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link