
O governo congolês desmentiu os rumores de uma tentativa de golpe de estado contra o presidente Denis Nguesso, no poder há 38 anos.
Thierry Moungalla, ministro da Informação do país, se manifestou por meio de uma mensagem postada no X, antigo Twitter, neste domingo, 17.
Perfis na mídia social e alguns jornalistas afirmaram que uma tentativa de golpe estava em andamento no país enquanto o presidente estava fora, participando da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em Nova York, nos Estados Unidos.
Embora os relatos dissessem que as identidades dos conspiradores do golpe eram desconhecidas, sugeriam que o comandante da guarda presidencial tinha um papel na tentativa de tomada do poder.
“Informações fantasiosas sugerem que acontecimentos graves que estão em curso em Brazzaville. O Governo nega esta notícia falsa”, tuitou o ministro.
URGENT – Des informations fantaisistes évoquent des événements graves qui seraient en cours à #Brazzaville. Le Gouvernement dément ces fake news. Nous rassurons l’opinion sur le calme qui règne et invitons les populations à vaquer sereinement à leurs activités. #ComGouvCg
— Thierry Moungalla (@ThMoungalla) September 17, 2023
“Nós asseguramos a opinião pública sobre a calma que reina e convidamos a população a retomar suas atividades com serenamente.”
Nguesso é um ex-oficial militar que é presidente desde 1997. Ele participou de um golpe militar que derrubou o ex-presidente Alphonse Masemaba-Debat em 1968.
Esse episódio surge no meio de preocupações crescentes sobre o acontecimentos na África, onde os militares têm levado a cabo golpes de estado nos últimos meses.