A comunidade da Praça da Pedreira, no bairro do Barbalho, em Salvador, ganhou uma nova contenção de encosta. Nesta sexta-feira (6), o governador Jerônimo Rodrigues entregou a obra na localidade, que protege a área contra o risco de deslizamento de terras, especialmente durante os períodos de chuva. Com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, a intervenção faz parte das ações do Governo do Estado para fortalecer a segurança nas áreas mais vulneráveis da capital.
Regina Duarte, moradora da comunidade, expressou o alívio sentido pela comunidade com a conclusão da obra. “Agora, podemos viver com mais tranquilidade, sem o medo constante de desastres. Essa obra não só traz segurança, mas, também, uma sensação de estabilidade e esperança para todos nós”, afirmou.
As intervenções abrangem a instalação de telas de proteção e a recuperação do solo, com plantio de vegetação, além da construção de um sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água. A área também será urbanizada, com a criação de espaços de convivência e ginástica, requalificação da praça, com um novo parque infantil, e a revitalização do Santuário Nossa Senhora de Lourdes. A obra beneficiará, diretamente, 3.075 moradores da região.
“Foi feito um trabalho de limpeza da rocha primeiro, para que ela pudesse ficar na integridade dela. E, a partir daí, então, uma parte significativa de uma encosta como essa tem mais segurança, porque a parte da base dela é de rocha. Estão protegidas as partes de cima e de baixo”, sinalizou o governador.
Novas encostas
O governador Jerônimo Rodrigues também autorizou o início de novas obras de contenção de encostas em outros bairros de Salvador. As ruas João Pompílio, no bairro Cidade Nova; São Roque, em Canabrava; Almeida Sande, nos Barris; e Rua da Jaqueira, na Capelinha de São Caetano, estão entre as localidades beneficiadas.
Essas intervenções, somando mais de R$ 8,7 milhões em investimentos, reforçam o compromisso do Estado em proteger as famílias que vivem em áreas de risco. Desde 2014, o governo já entregou 139 obras de contenção em toda a Bahia, beneficiando mais de 300 mil pessoas.
Ide Saffe, coordenador executivo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), ressaltou a importância do projeto. “Essas obras de contenção são essenciais para preservar vidas em áreas vulneráveis. Nosso objetivo é garantir que essas comunidades tenham mais segurança e vivam sem o medo constante de desastres”, explicou.
Santuário Nossa Senhora de Lourdes
Na agenda desta sexta, o governador entregou, ainda, a reforma do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, no Barbalho. O padre Jailson dos Santos, pároco da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, destacou a relevância da reforma para a comunidade religiosa.
“Este santuário é um lugar de fé e renovação espiritual. Com a reforma, podemos acolher melhor os fiéis e continuar sendo um ponto de referência para aqueles que buscam conforto e paz espiritual,” afirmou o padre.