Governo e prefeitura de SP vão responder ao STF sobre situação da população de rua

Atualizado em 6 de junho de 2022 às 18:00
Governo e prefeitura de SP vão responder ao STF
População de rua na Praça da Sé, centro de São Paulo
Foto: André Porto/UOL

O governo e a prefeitura de São Paulo vão responder ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a situação da população de rua no estado e na capital paulista. Um dos pedidos da Corte é informar quantas pessoas estão vivendo nas ruas neste ano, segundo reportagem do g1.

No despacho, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o governo federal, e outros governos estaduais e prefeituras do país informem sobre a situação da população de rua e o que está sendo feito para reduzir o sofrimento dessas pessoas.

As prefeituras têm até essa semana para responder, provavelmente entre terça-feira (7) e quarta-feira (8). Os demais órgãos não tem prazo estipulado para prestarem esclarecimentos.

De acordo com Moraes, as respostas servirão para ajudar a estabelecer medidas cautelares propostas pela Rede, PSOL e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O ministro deu prazo de cinco dias para os órgãos responderem. Segundo o g1, o prazo final seria na quarta-feira (8).

A ação conjunta proposta pelos partidos e pelo movimento social alega estar ocorrendo descumprimento da Constituição Federal com relação aos direitos humanos individuais, sociais e coletivos das pessoas em situação de rua. No texto, os órgãos afirmam que há “condições desumanas de vida da população em situação de rua no Brasil, por omissões estruturais.”

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link