Governo libera compra de 1 milhão de toneladas de arroz após inundações no RS

Atualizado em 8 de maio de 2024 às 18:56
Arroz. Foto: Reprodução

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberou a compra de 1 milhão de toneladas de arroz após produtores do Rio Grande do Sul perderem parte da produção em decorrência das chuvas que atingem o estado gaúcho.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante entrevista ao Estúdio i.

A medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a efetuar a compra será publicada ainda hoje.

Na terça-feira (7), o ministro afirmou que o arroz será adquirido de produtores do Mercosul. “É arroz pronto para consumo, já descascado, para não afetar a relação de produtores, cerealistas e atacadistas”, disse.

A Conab é uma empresa estatal que tem como função auxiliar o governo federal na tomada de decisões sobre políticas agrícolas. A empresa é responsável pela regulação do abastecimento interno e na estabilização dos preços.

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

“[A liberação] não significa que se vai comprar 1 milhão de toneladas, porque como eu disse, o Brasil e praticamente autossuficiente. Não queremos concorrer, abaixar o preço dos produtores, mas não podemos deixar também haver desabastecimento e subirem os preços nas gôndolas dos supermercados”, disse o ministro.

O arroz será distribuído pelo governo para pequenos mercados, segundo o Ministério da Agricultura.

Fávaro afirmou que as consequências da calamidade no Rio Grande do Sul podem afetar o resto do Brasil “pela quantidade produzida pelo RS de 70% da demanda brasileira”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link