Governo Lula anunciará nesta quinta medidas para reduzir preço e estimular compra de carros populares

Atualizado em 25 de maio de 2023 às 6:44
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: José Cruz

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá anunciar nesta quinta-feira (25) um pacote de medidas para retomar a produção de carros populares e aumentar o acesso da população a veículos novos. Com informações da Folha de S.Paulo.

As medidas serão anunciadas em evento no Palácio do Planalto, com a presença do petista e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com representantes do setor automotivo. O evento ocorre na data em que é celebrado o Dia da Indústria.

“Na reunião, Lula e Alckmin anunciarão medidas de curto prazo para ampliar o acesso da população a carros novos e alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro. O encontro contará com a presença de ministros e representantes de trabalhadores e fabricantes da indústria automotiva”, informou o texto divulgado pelo governo.

Vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Foto: Karim Kahn

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na manhã desta quarta-feira (24) que o programa foi desenhado por Alckmin, também ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), a pedido do presidente.

A divulgação de um pacote para baratear o valor dos carros populares já vinha sido divulgado pelo governo.

As medidas incluirão linhas de crédito para o setor fabril, reduções tributárias, aumento do índice de nacionalização de bens manufaturados e um programa de financiamento para veículos.

O foco das medidas estará nos carros de entrada, que não devem passar por grandes mudanças neste momento. O objetivo é reduzir os preços iniciais de modelos compactos com motor 1.0 para uma faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link