Destaques

Governo Lula apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio em Gaza

O presidente Lula. Foto: Sajjad Hussain/AFP

O governo brasileiro decidiu apoiar a denúncia da África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça, em Haia, por genocídio. Em nota, o Palácio do Planalto confirmou que vai endossar a medida após pedido do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.

Em comunicado, o governo avalia que há “flagrantes violações ao direito internacional humanitário” no conflito entre Israel e Hamas, e aponta que vai endossar o documento, que pede o fim de atos que podem “constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio”.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, depois de decorridos mais de três meses da presente crise”, diz o governo.

“À luz das flagrantes violações ao direito internacional humanitário, o presidente manifestou seu apoio à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça para que determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio”, prossegue o comunicado.

Segundo a queixa apresentada pela África do Sul, os “atos e omissões de Israel são de caráter genocida, pois são acompanhados da intenção específica requerida de destruir os palestinos de Gaza como parte do grupo nacional, racial e étnico mais amplo dos palestinos”.

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. Foto: Reprodução

O documento ainda afirma que os atos de Israel constituem “assassinato de palestinos em Gaza, graves danos físicos e mentais e condições de vida que provavelmente levarão à sua destruição física”.

Mais cedo, o embaixador Alzeben afirmou que o governo prometeu “estudar” endossar a queixa da África do Sul. O documento deve ser analisado entre os dias 11 e 12 de janeiro pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), o mais alto órgão judicial da ONU (Organização das Nações Unidas).

Leia a nota do governo na íntegra:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, para discutir a situação dos palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, depois de decorridos mais de três meses da presente crise.

O presidente Lula recordou a condenação imediata pelo Brasil dos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023. Reiterou, contudo, que tais atos não justificam o uso indiscriminado, recorrente e desproporcional de força por Israel contra civis.

Já são mais de 23 mil mortos, dos quais 70% são mulheres e crianças, e há 7 mil pessoas desaparecidas. Mais de 80% da população foi objeto de transferência forçada e os sistemas de saúde, de fornecimento de água, energia e alimentos estão colapsados, o que caracteriza punição coletiva.

O presidente ressaltou os esforços que fez pessoalmente junto a vários chefes de Estado e de Governo em prol do cessar fogo, da libertação dos reféns em poder do Hamas e da criação de corredores humanitários para a proteção dos civis. Destacou, ainda, a atuação incansável do Brasil no exercício da presidência do Conselho de Segurança em prol de saída diplomática para o conflito.

À luz das flagrantes violações ao direito internacional humanitário, o presidente manifestou seu apoio à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça para que determine que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados nos termos da Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

O governo brasileiro reitera a defesa da solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Promotoria afirma que Milton Leite teve “papel juridicamente relevante” nos crimes da Transwolff

Na investigação sobre uma possível infiltração do PCC no sistema de transporte público da capital,…

2 horas ago

Presidente do Banco Central proclama o caos para aumentar os juros. Por Jeferson Miola

O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto fabrica cenários desfavoráveis e superestima impactos e…

2 horas ago

Einstein visitou o Brasil contra sua vontade e se referiu aos brasileiros como “macacos”

No início de 1925, Albert Einstein tinha uma viagem agendada para Argentina, Uruguai e Brasil,…

3 horas ago

Jean Wyllys diz que Lula deveria apoiar Tebet e não concorrer em 2026: “Já deu”

Na última sexta (24), em entrevista ao podcast Futeboteco, o ex-deputado federal Jean Wyllys afirmou…

6 horas ago

VÍDEO: Papa Francisco denuncia exército de Israel por atirar contra civis famintos em Gaza

O Papa Francisco fez um forte pronunciamento sobre a situação desesperadora em Gaza, onde civis…

8 horas ago

Paulo Pimenta reforça ajuda de R$ 5.100 à famílias que perderam tudo no RS

Paulo Pimenta reforçou novamente a ajuda governamental dada às famílias que perderam tudo nas enchentes…

9 horas ago