Governo Lula e parlamentares aliados preparam ofensiva contra clubes de tiro

Atualizado em 18 de julho de 2023 às 15:23
Clube de tiro. Foto: Divulgação

A base governista no Congresso Nacional prepara ofensiva contra clubes de tiro no segundo semestre desse ano. Em conjunto com o governo federal, parlamentares querem apresentar um decreto com regras mais rígidas para o funcionamento dos locais. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

A proposta já foi protocolada pelo líder da Rede na Câmara dos Deputados, Túlio Gadêlha (PE), e pretende proibir que membros dos clubes transportem suas armas da 0h às 6h, horário em que os estabelecimentos deverão ficar fechados.

O projeto deve ser trabalhado junto com o um decreto do ministro da Justiça, Flávio Dino. A ideia de parlamentares é “batalhar em duas frentes” com o governo utilizando decretos para criar restrições e os deputados votando leis que endureçam regras para porte dos associados.

Aliados do governo no Congresso avaliam que muitos clubes de tiro passaram a funcionar 24 horas após novas regras de transporte de armas reguladas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Por isso, frequentadores dos estabelecimentos podem, em tese, transportar os armamentos a qualquer horário, o que garante uma posse indiscriminada.

Gadêlha diz que vai procurar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pautar o projeto, mesmo com oposição da bancada armamentista. Ele argumenta que “o parlamento deve trabalhar para diminuir os índices de violência e garantir a eficiência da segurança pública”.

“O funcionamento irrestrito desses locais é uma ameaça à população e também é fruto da escalada armamentista implantada pelo último governo. A resposta da Casa de Leis tem de ser clara e rápida”, avalia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link