Governo Lula já prevê valor do salário mínimo para 2024; saiba quanto

Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 19:43
Salário mínimo de 2024 prevê aumento real. Foto: Reprodução

 

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê um aumento no salário mínimo e o valor deve alcançar R$ 1.421 no ano que vem, segundo informações da Folha de S.Paulo.

A mudança segue a o plano de correção da política de valorização proposta pelo Executivo, que inclui reajuste pela inflação do ano anterior mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes (neste caso, a alta de 2,9% em 2022).

O valor, que deve impactar os pisos do governo, já poderá ser calculado a partir do Orçamento de 2024, que será enviado ainda neste mês para o Congresso Nacional.

Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 1.320, após Lula conceder um reajuste adicional a partir de 1º de maio.

Presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

Na época, o presidente disse que “é preciso lembrar que a valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem o ganha”. “Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam. A indústria produz mais. A roda da economia volta a girar e novos empregos são criados”, afirmou

A política de valorização do salário mínimo foi aprovada pelo governo e transformada em lei no início do ano buscando garantir que mesmo em outros governos a valorização do salário mínimo continue ocorrendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link