Governo Lula libera barcos em território Yanomami para retirar garimpeiros

Atualizado em 12 de fevereiro de 2023 às 20:08
Barcos deixam o território Yanomami. (Foto: AP Photo/Edmar Barros)

O governo Federal anunciou no sábado (11) a liberação do acesso pelos rios para que barqueiros retirem garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami. 

Antes da autorização agentes do Ibama, Polícia Federal e Força Nacional abordavam todas as embarcações e prendiam os equipamentos, o barco e as pessoas. Agora, algumas embarcações estão autorizadas a seguir viagem para retirar os garimpeiros de forma pacífica.

Apenas barcos que estejam subindo ou descendo o rio, transportando apenas piloto e proeiro, sem mercadoria, após fiscalização de agentes, estão liberados para seguir viagem.

“É o momento que a gente libera essa saída para que seja de forma pacífica, de forma tranquila, sem agressões e de forma que a gente possa deixar o território livre de vez, devolver a dignidade para o povo Yanomami e preservar a vida dos povos isolados”, disse a ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara acerca da liberação.

A região vem sofrendo há anos com o garimpo ilegal desenfreado. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), através de suas medidas de apoio ao garimpo e total negligência com os povos originários o cenário piorou ainda mais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no dia 20 de janeiro, estado de emergência em saúde pública na região afim de solucionar os problemas vividos pelos povos Yanomami. As medidas de Lula acabaram dificultando a vida dos garimpeiros criminosos que agora tentam fugir do território.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link