Governo Lula planeja resposta diplomática dura contra EUA de Trump; saiba qual

Atualizado em 19 de julho de 2025 às 9:48
Os presidentes brasileiro e americano, Lula e Donald Trump, respecitivamente. Fotomontagem

Ministros vão sugerir ao presidente Lula que restrinja a entrada no Brasil de autoridades próximas a Donald Trump e de dirigentes de big techs. Com informações do Metrópoles.

A proposta é uma reação à decisão dos Estados Unidos de suspender o visto do ministro do STF Alexandre de Moraes, de seus familiares e aliados. A medida americana foi anunciada nesta sexta-feira (18/7) e provocou forte repúdio em Brasília.

Segundo um integrante do governo, a ideia seria aplicar o princípio da reciprocidade diplomática, mirando figuras do entorno de Trump e representantes de grandes empresas de tecnologia.

Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A possível sanção também ocorre no momento em que Lula enfrenta crescente tensão com o governo norte-americano, após o tarifaço anunciado por Trump contra produtos brasileiros.

Essa proposta ainda será apresentada oficialmente ao presidente, que avaliará os riscos e impactos políticos da medida. A repercussão internacional e a pressão do Judiciário brasileiro diante da retaliação americana devem pesar na decisão de Lula.