Governo Lula prepara pacote com mais de 20 ações para o Dia da Mulher

Atualizado em 6 de março de 2023 às 17:31
O presidente Lula e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um pacote com 25 ações para serem lançadas no dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, em uma grande cerimônia no Palácio do Planalto.

Na semana passada, o presidente já havia revelado o carro-chefe do pacote. O petista anunciou um Projeto de Lei para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenhem a mesma função.

As políticas públicas, que estão sendo construídas por 19 ministérios e três bancos, terão como foco a autonomia financeira das mulheres vítimas de violência doméstica. Entre as ações de destaque está a contratação de 8% de mulheres vítimas de violência em licitações.

As ações são lideradas pelo Ministério das Mulheres, que conta com o apoio das pastas da Casa Civil; Relações Institucionais; Justiça e Segurança Pública; Trabalho e Emprego; Saúde; Cultura; Desenvolvimento Social; Relações Exteriores; Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão; Igualdade Racial; Comunicações; Esporte; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Direitos Humanos; Desenvolvimento Agrário; Povos Indígenas; Banco do Brasil; Caixa Econômica; BNDES; e a Controladoria Geral da União.

Também está entre as novidades um decreto de dignidade menstrual, que vai prever a distribuição gratuita de absorventes pelo SUS.

O Banco do Brasil será responsável pela campanha “Mulheres no Topo”, com crédito diferenciado para mulheres empreendedoras, redução da taxa de juros, serviços financeiros e capacitação para pessoas físicas e jurídicas.

Já a Caixa Econômica Federal vai lançar o “Mulheres na Favela” para capacitar mulheres em três laboratórios de inovação no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O BNDES vai conduzir o “projeto garagem” com aceleração de startups lideradas por mulheres.

Ainda haverá um incentivo na área cultural, com editais voltados para a literatura e cinema: Ruth de Souza de Audiovisual, para projetos inéditos de cineastas brasileiras e o Prêmio Carolina Maria de Jesus, voltado para livros inéditos escritos por mulheres.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.