Governo Lula quer unificar discurso sobre a guerra em Israel: “Bom senso”

Atualizado em 20 de outubro de 2023 às 0:29
Lula sentado,observando
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Reprodução/Agência Brasil

O governo Lula está buscando uma estratégia para unificar o discurso em relação ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. A demissão do presidente da EBC, Hélio Doyle, devido às suas críticas abertas aos israelenses, agravou o desgaste do governo em relação à narrativa da situação.

Agora, a orientação é que todos os membros do governo sigam o “bom senso” em suas manifestações, alinhando-se à retórica de Lula e às declarações oficiais da diplomacia brasileira. Manifestações mais ideológicas, especialmente a favor do lado palestino, devem ser atribuídas ao PT, evitando assim desgastes para o governo federal, tanto internamente como no cenário internacional.

A demissão de Hélio Doyle ocorreu após ele compartilhar nas redes sociais críticas ao lado israelense, incluindo uma mensagem em que chamou os apoiadores de Israel de “idiotas”. Essas manifestações desafiaram a postura do Brasil, que busca negociar um cessar-fogo e um corredor humanitário na guerra, já que o país ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU.

Hélio Doyle falando em microfone
Hélio Doyle deixou a presidência da EBC – Reprodução

O Planalto alega que uma posição de equilíbrio é essencial para manter o diálogo com ambas as partes da guerra e com as grandes potências. No entanto, uma resolução brasileira que propunha um cessar-fogo e um corredor humanitário foi derrotada devido ao veto dos Estados Unidos, apesar de angariar 12 votos favoráveis.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), enfatizou a importância do “bom senso” nas manifestações dos ministros e membros do governo.

Ele ressaltou que não há censura, mas a recomendação é evitar “achincalhamento” ou “ataques gratuitos” em relação ao conflito. O governo espera que as opiniões e manifestações sejam respeitosas, sérias e em linha com a busca pela paz e pela segurança das famílias na zona de conflito.

Interlocutores de Doyle, por sua vez, argumentam que diversos membros do governo e do Partido dos Trabalhadores (PT) expressaram opiniões críticas sobre Israel no contexto do conflito, sem sofrer consequências sancionatórias.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link