Governo Lula reduz tarifas no porto de Santos e do Rio em até 95%

Atualizado em 18 de junho de 2023 às 15:40
Contêineres empilhados e coloridos ocupam o pátio do Brasil Terminal Portuario (BTP) no terminal de Santos. Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

O governo do presidente Lula (PT) anunciou uma redução das tarifas de embarque e desembarque nos portos de Rio de Janeiro e Santos (SP), com o objetivo de baixar os custos de produção. O anúncio foi feito pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). As informações são da Folha de S. Paulo.

Os descontos serão de até 65% em Santos e 95,5% no Rio de Janeiro. O percentual será definido com base no número de escalas que a embarcação fará, a pontuação no Índice Ambiental de Navios e o tipo de produto transportado.

“Nós, em seis meses, estamos fazendo a redução das tarifas dos portos do Rio de Janeiro e de São Paulo, de Santos, que é muito importante para reduzir a inflação porque os portos que foram privatizados aumentaram os impostos”, afirmou França.

“Veja o que o Márcio falou: os portos privados aumentaram os impostos e os portos que são administrados pelo Estado baixaram os impostos. Por que isso? Porque nós queremos baratear o custo da produção nesse país. Nós queremos facilitar com que aqueles que produzem, aqueles que plantam, aqueles que colhem, aqueles que exportam, possam ganhar um pouco mais”, disse Lula.

O Ministério de Portos e Aeroportos elaborou uma apresentação para detalhar como serão estipulados os descontos para as embarcações. O texto diz que o objetivo da proposta é “aumentar a eficiência portuária, por meio da modernização e inovação, tornando os terminais públicos mais competitivos”.

Em vídeo, Lula e Márcio França anunciaram a redução da tarifa. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link