Governo Lula relança programa de educação extinto por Bolsonaro

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 14:01
Ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O governo Lula relançou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do Ministério da Educação (MEC), que havia sido descontinuado pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. O projeto foi criado em 2013 e ficou até 2018 sem chamadas, sendo extinto em 2022 durante o desmonte da educação.

Nesta quinta (29), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao MEC, anunciou que o programa será relançado, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

O objetivo do programa é formar e capacitar estudantes negros, pardos e indígenas, além de portadores de deficiência e de transtornos globais do desenvolvimento. Os cursos são realizados em universidades, instituições de educação profissional e tecnologia, e centros de pesquisa de excelência no Brasil e no exterior.

O investimento será de R$ 600 milhões e o programa vai atuar em diversas frentes, desde a formação de professores e pesquisadores até a formação de professores da Educação Básica e capacitação para acesso à Pós-Graduação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link