Governo Lula terá cerca de 35 pastas, diz Rui Costa

Atualizado em 13 de dezembro de 2022 às 9:23
Governador da Bahia, Rui Costa (PT). Foto: Reprodução

o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (12) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter cerca de 35 pastas a partir de 2023. O governador da Bahia, diz que a tendência é que o Ministério do Planejamento seja dividido.

“É uma das discussões. Justamente buscando possibilitar que o País faça planejamento. Porque fica um ministério grande e a máquina termina absorvendo o cotidiano da máquina, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, no médio nem no longo prazo”, afirmou Costa.

Costa diz que a ideia é deixar a pasta do Planejamento mais focada em temas como Orçamento público e planos plurianuais de governo, enquanto o outro ministério deve tratar da “gestão, governo digital”.

“Se você olhar qualquer país europeu ou qualquer país asiático, os Estados Unidos, a área muito forte de governo é planejamento”, disse Rui.

A equipe de transição avalia a criação de um ministério de gestão ou de uma secretaria com status de ministério, vinculada à Presidência. A pasta deve concentrar tarefas como gestão do patrimônio da União e de pessoal.

O petista disse ainda que o novo desenho da Esplanada dos Ministérios deve ser anunciado após o término dos trabalhos da equipe de transição. A estrutura do novo governo Lula foi discutida no último domingo (11), durante uma reunião entre aliados, em Brasília. O futuro ministro disse que a estrutura do governo deve ser apresentada na terça-feira (13).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link