Governo monitora mensagens sobre possíveis novos atos antidemocráticos em Brasília

Atualizado em 2 de janeiro de 2024 às 6:37
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: reprodução

A uma semana de os atos terroristas promovidos por bolsonaristas no dia 8 de janeiro de 2023 completarem um ano, o setor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública do Distrito Federal monitora grupos em redes sociais que discutem possíveis protestos para o dia.

Atualmente, as conversas identificadas não indicam um potencial significativo de mobilização na Esplanada dos Ministérios, mas a segurança permanece em pauta.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o monitoramento das redes está a cargo da área de cyberlab do Ministério da Justiça, que afirma não haver indícios de movimentos significativos de mobilização.

“Não tem nenhum sinal objetivo de que há algo consistente que ocorrerá no dia 8 de janeiro. Mas nós não podemos nos fiar nisso. Eu acho que todos aprendemos que qualquer cautela não é excessiva, é sempre adequada”, ressaltou Alencar.

No próximo dia 8, representantes dos Três Poderes se reunirão em uma cerimônia para demonstrar repúdio aos ataques do ano anterior, celebrando a vitória da democracia. O evento visa marcar a união contra os danos causados às sedes dos Três Poderes.

Bolsonaristas entraram em confronto com forças policiais. Foto: reprodução

Para garantir a segurança, a Secretaria planeja fechar um esquema de proteção até a próxima quinta-feira (4), trabalhando em conjunto com o Ministério da Justiça, Polícia Federal (PF), Polícia Legislativa e Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A decisão sobre o fechamento das vias de acesso aos prédios dos Três Poderes ainda está pendente, mas as forças de segurança estão prontas para agir, com mais de 500 policiais militares escalados para os arredores dos locais.

O evento

O evento do dia 8 terá uma sessão solene no Congresso Nacional, anunciada pelo ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, como uma “festa da democracia”.

Governadores, prefeitos das capitais e magistrados dos tribunais superiores serão convidados para a solenidade, embora aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tenham informado sobre sua ausência no evento.

O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subindo a rampa do Congresso Nacional mais uma vez, segundo informações do Blog do Noblat, do Metrópoles. Está previsto que Lula faça um discurso no Salão Negro do Congresso.

A intenção é recriar a cena de 1º de janeiro de 2023, quando chefe do Executivo caminhou ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Lula acompanhado de Arthur Lira (PP-AL), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Geraldo Alckmin (PSDB). Foto: reprodução
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link