Governo nomeia olavista que já pregou a extinção do PT nas redes para cargo na Sudene

Atualizado em 11 de maio de 2023 às 21:33
Heitor Freire e Olavo de Carvalho sorrindo lado a lado
Heitor Freire e Olavo de Carvalho, morto em 2022 – Reprodução

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Heitor Rodrigo Pereira Freire para uma diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O ex-deputado federal integra as fileiras do União Brasil e é antipetista convicto, já tendo chegado a pedir abertamente a extinção do Partido dos Trabalhadores nas redes sociais.

Freire foi eleito deputado federal pelo Ceará em 2018, filiado ao PSL, que na época também era a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar chegou a comandar o Partido Liberal no estado e também presidiu o Movimento Direita Ceará, de viés conservador.

Em perfis na web que já foram desativados, Heitor Freire se identificava como seguidor de Olavo de Carvalho, conhecido por ser um “guru bolsonarista” e morto em 2022. “Muito obrigado por dividir conosco a sua sabedoria. Tive o prazer de ser seu aluno”, escreveu ele, na época em que o ideólogo morreu.

O ex-deputado criticava frequentemente a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele compartilhou até mesmo memes machistas contra a gaúcha no período em que ela passou por um impeachment, em 2006. “Nosso processo para acabar de vez com o PT segue firme na Procuradoria Eleitoral”, dizia um texto postado há dois anos, quando Freire defendia a “extinção do PT”.

Heitor Freire de roupa azul falando em microfone
Heitor Freire na Câmara dos Deputados – Divulgação

“Reunimos provas de que esse partido criminoso usou nosso dinheiro em benefício próprio”, completava o post. No posto de diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Freire receberá um salário de R$ 14.849,50 mensais. A informação da nomeação foi adiantada pelo Metrópoles.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link