Destaques

Governo pressiona empresários para sair de manifesto pró-democracia, diz Reinaldo Azevedo

Jornalista Reinaldo Azevedo
Foto por: Reprodução/RedeTV

Reinaldo Azevedo, colunista do UOL, publicou nesta terça (26/07) críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL) por pressionar empresários, que têm se articulado para reafirmar a confiança no sistema eleitoral, para sair de manifesto pró-democracia:

É evidente que todas as adesões são importantes. Dou destaque ao apoio de empresários e banqueiros porque Bolsonaro gosta de alegar intimidade com o capital, colocando-se como seu escudo de proteção contra os fantasmas comunistas que moram debaixo de sua cama, ao lado do urinol e da garrucha. Não! Poucas pessoas fazem tanto mal, também ao capitalismo brasileiro, como este senhor. (…)

Bolsonaro e os golpistas estão mais assanhados do que lambari na sanga. Mas têm de admitir que a batalha do golpe está perdida. Não sei se o outro golpe, o legiferante, arquitetado por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, será bem-sucedido, dando a vitória ao atual mandatário. Espero que não. O que não será fácil é desfechar um golpe contra a realização da eleição ou o resultado das urnas, caso este se mostre adverso. (…)

Ao ser informado de que banqueiros subscreviam um documento em defesa da democracia, Ciro Nogueira afetou desdém (falso!) e afirmou que eles estão descontentes com o governo Bolsonaro porque o PIX teria diminuído seus lucros. Há duas provas de que Nogueira mente, além da terceira — que consiste em Nogueira ser Nogueira:

1: se Bolsonaro perder, o PIX continua;

2: com Selic a 13,25% ao ano, que banqueiro leva em conta o PIX? Não há tarifa que concorra com juros nos cornos da Lua.

A verdade é que os palacianos estão desesperados. Temem mesmo é a cadeia porque todos eles sabem o que fizeram contra a democracia e o estado de direito no Verão de 42. Ops! De 22, 21, 20, 19…

O golpe vai perder.

(…)

Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.

Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão.

Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior: a defesa da ordem democrática.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jeniffer Andrade

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jeniffer Andrade

Recent Posts

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

16 minutos ago

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

39 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

43 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

53 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

1 hora ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

2 horas ago