Governo prevê crescimento do PIB acima de 3% em 2023, diz Haddad

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 6:26
Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na quinta-feira (28) que o governo federal está projetando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil acima de 3% para o ano de 2023. Essa declaração vem na sequência da atualização da projeção de crescimento econômico realizada pelo Banco Central (BC), que ajustou sua estimativa de 2% para 2,9%.

Haddad expressou confiança nas perspectivas econômicas, afirmando: “E deve subir um pouquinho mais, eu acredito. A nossa projeção já está superior a 3%. Cada um tem uma metodologia, mas está tudo convergindo para a mesma coisa.”

O Ministro também destacou a convergência das projeções em relação às previsões iniciais do ano: “Se você considerar as divergências do começo do ano, um dizia que ia ter recessão, outro dizia que ia crescer 1%, outro dizia que ia crescer 2%. E todo mundo estava errado, porque vai crescer 3%.”

Além disso, Haddad ressaltou que o governo espera que o Congresso Nacional aprove uma série de projetos econômicos, incluindo o programa “Desenrola,” voltado para a renegociação de dívidas, o marco de garantias e a tributação de fundos exclusivos.

“A nossa estimativa hoje já está um pouquinho acima de três. Mas eu acredito que, sobretudo se a gente votar esses projetos, podemos ter um quarto trimestre bom, e fechar com expectativa melhor”, disse.

Fernando Haddad. (Foto: Reprodução)

Projeção do Banco Central coincide com otimismo de Haddad

O Banco Central (BC) também revisou suas projeções de crescimento econômico para o Brasil em 2023, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado na quinta-feira (28) pela autoridade monetária.

Conforme o BC, o PIB brasileiro deve encerrar o ano com um crescimento de 2,9%, em comparação com a estimativa anterior de 2%. O relatório do BC explica que essa revisão positiva se deve à surpreendente performance econômica do segundo trimestre e às perspectivas favoráveis para a indústria, os serviços e o consumo das famílias no segundo semestre.

A nova previsão do BC está em linha com as projeções do mercado financeiro. De acordo com o último Relatório Focus, divulgado no início da semana, o PIB do país deve crescer 2,92% em 2023. Para o ano de 2024, o Banco Central estima um avanço econômico de 1,8%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link