Governo proíbe armas de cano longo semiautomáticas após brecha em decreto

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 13:18
Armas de cano longo semiautomáticas são proibidas por nova portaria do governo. Foto: Divulgação

O governo Lula voltou atrás e proibiu o acesso de civis a armas de cano longo semiautomáticas. Essa categoria, que inclui rifles e carabinas, foi deixada em um limbo jurídico após decreto que estabeleceu novas regras para a política armamentista no país, publicado em julho deste ano.

O decreto proibiu o uso por civis de armas longas semiautomáticas cuja munição comum atingisse na saída do cano energia superior a 1.620 joules no tiro. Com isso, carabinas, rifles e espingardas de cano longo, semiautomáticos e menos potentes continuaram sendo usadas.

Em portaria conjunta do Exército e da Polícia Federal, no entanto, o governo vetou as armas longas semiautomáticas. O texto corrigiu a brecha deixada pelo decreto e estabeleceu que todas as armas longas semiautomáticas serão de uso restrito.

Com isso, somente forças de segurança e CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) que tiverem o nível três, que permite participação em campeonatos, terão autorização para usar este tipo de arma.

“Pode-se afirmar que todas as armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, semiautomáticas são de uso restrito, independentemente do calibre, sem aumentar as restrições já estabelecidas no decreto”, explicou a Polícia Federal em nota.

O presidente Lula assinou decreto de armas em julho deste ano. Foto: Ricardo Stuckert/PR

As armas semiautomáticas são as que não precisam de nenhuma ação entre os disparos, preparando o disparo seguinte após apertar o gatilho. As automáticas, que dão rajadas de tiros, são restritas e proibidas para civis no país. A nova portaria não inclui rifles e carabinas de repetição manual.

O governo não impôs nenhuma ordem de devolução para os civis que adquiriram os modelos antes da nova portaria.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link