
O governo Donald Trump anunciou na quinta-feira (11) o fim da desastrosa operação anti-imigração em Minnesota, que se estendeu por mais de dois meses, apesar da forte oposição dos moradores e autoridades locais.
Tom Homan, “czar” das fronteiras da Casa Branca, afirmou que uma “redução significativa” das operações já havia começado e continuaria nos próximos dias. A operação foi marcada pela presença de cerca de 3 mil agentes, resultando na prisão de mais de 4 mil pessoas, incluindo vítimas fatais, como os casos de dois cidadãos americanos.
A crítica à operação foi tão intensa que os residentes de Minnesota passaram a formar grupos de vigilância para monitorar a atividade dos agentes, enquanto acusavam a administração de agir com força excessiva.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, parabenizou a reação dos moradores, dizendo: “Eles acharam que poderiam nos quebrar, mas o amor pelos nossos vizinhos e a determinação para resistir podem durar mais do que uma ocupação”.
Ele ressaltou que a operação causou danos profundos à cidade e às suas famílias, deixando consequências econômicas e psicológicas duradouras. O governador Tim Walz, embora “cautelosamente otimista”, afirmou que, após o fim da operação, a prioridade agora será a recuperação econômica de Minnesota. No entanto, ele alertou que a operação deixou marcas que não serão facilmente apagadas.
Embora a operação esteja oficialmente em processo de encerramento, o presidente do Conselho da Cidade de Minneapolis, Elliott Payne, expressou ceticismo sobre as promessas do governo federal, declarando que continuará monitorando os agentes.
“Vou continuar patrulhando, vou continuar pedindo à minha comunidade que patrulhe e mantenha os olhos neles”, disse Payne, enfatizando que a desconfiança em relação à administração de Trump permanece. A operação gerou protestos em várias cidades, com manifestantes denunciando o uso excessivo de força e abuso de poder por parte dos agentes de imigração federais.
Homan in Minnesota: “I have proposed, and President Trump has concurred, that this surge operation conclude. A significant drawdown has already been underway this week and will continue.” pic.twitter.com/PfIaEfR3dt
— Aaron Rupar (@atrupar) February 12, 2026