Governo Trump justifica pouso de avião usado pela CIA no Brasil

Atualizado em 20 de agosto de 2025 às 15:43
O avião da CIA

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou nesta quarta-feira (20/8) que o avião militar norte-americano que pousou em Porto Alegre teve como função dar suporte à missão diplomática no país.

A aeronave, um Boeing 757-200 da Força Aérea dos EUA, também utilizada pela CIA em operações especiais, teria transportado diplomatas, segundo a nota oficial.

O comunicado frisou que a chegada do avião ocorreu com autorização do governo brasileiro e que a expressão “missão diplomática” se refere ao trabalho realizado pela embaixada e consulados norte-americanos no território nacional.

O voo saiu de uma base militar em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com escalas na Flórida e em Porto Rico, antes de seguir para o Brasil. A aterrissagem em Porto Alegre aconteceu na terça-feira (19/8), um dia antes da divulgação da nota oficial.

O episódio gerou questionamentos no meio político e acadêmico, já que a presença de uma aeronave ligada a operações de inteligência em solo brasileiro ocorre em meio a um período de crescente tensão entre os governos de Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva.