Grécia torna obrigatória vacinação contra Covid-19 para idosos

Atualizado em 30 de novembro de 2021 às 23:02
Grécia Covid
Grécia determinou mais restrições

Nesta terça (30), o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, comunicou que, a partir de janeiro, pessoas acima de 60 anos vão ter que se vacinar contra a Covid-19. Quem não cumprir a determinação, vai ter que pagar uma multa.

“Elas deverão, ao menos, ter agendado uma data para obter a primeira dose da vacina. Terão máxima prioridade no sistema para serem vacinadas. Caso contrário, todos os meses será imposta uma multa administrativa de 100 euros [R$ 632,16]”, avisou o chefe do governo.

O dinheiro arrecadado vai para um fundo especial para financiar hospitais públicos. Ele explicou que a medida é por causa dos problemas que o setor de saúde tem enfrentado. Houve um aumento no número de internações. A grande maioria é de pessoas não vacinadas.

Houve uma melhora de cidadãos procurando imunizantes nas últimas semanas. Porém, ainda não é o suficiente. O ministro grego citou o exemplo de Portugal, onde 98% das pessoas com mais de 60 anos já estão vacinadas.

“Pelo contrário, na Grécia, apesar do grande esforço que todos estamos fazendo, a taxa de vacinação para essa faixa de idade segue rondando os 83%”, comentou. Ele ainda falou da preocupação com a variante Ômicron.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Policial de SP algema homem em moto e sai pilotando

2 – Bolsonaro se encontra com evangélicos na véspera da sabatina de Mendonça

3 – Essencial do DCM – Pesquisa Atlas: Lula sobe a 42,8%; Bolsonaro marca 31,5% e Moro tem 13,7%

Grécia terá testes gratuitos

O primeiro-ministro avisou que testes gratuitos serão distribuídos para identificar a detecção da Covid-19. A primeira remessa vai ser entre os dias 6 e 12 de dezembro. O objetivo é “para identificar possíveis portadores assintomáticos do vírus antes do Natal”.

A outra entrega acontecerá no dia 3 e 7 de janeiro. O foco é para monitorar a transmissão durante o período de férias. Atualmente, 657 pessoas estão intubadas nas UTIs da Grécia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.