Greenpeace: o relatório sobre o aquecimento global pode sinalizar um futuro melhor se agirmos agora

Atualizado em 2 de outubro de 2014 às 16:57

aquecimentoglobal

 

POR STEPHANIE TUNMORE, ativista do Greenpeace

Trinta tripulantes do navio do Greenpeace Arctic Sunrise estão presos na Rússia porque protestaram de forma pacífica contra a exploração de petróleo no Ártico, com a intenção de mudar o futuro sombrio que estamos construindo para nós mesmos e para o planeta por causa da nossa dependência de combustíveis fósseis. Na sexta (27), a maior autoridade do mundo sobre a ciência da mudança climática divulgou um relatório que mostra que as preocupações dos ativistas do Greenpeace estão completamente justificadas.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) avaliou toda a ciência do clima e encontrou sinais preocupantes de impactos de aceleração, especialmente nas regiões polares:

Na última década (2002-2011) a camada de gelo da Groenlândia derreteu a uma taxa seis vezes maior, em média, do que na década anterior.

O derretimento da Antártida foi cinco vezes mais rápido.

Desde 1993, os níveis do mar subiram duas vezes mais rápido que no século passado, em média.

A extensão de gelo do mar do Ártico também diminuiu significativamente mais rápido do que o previsto.

Nossa poluição aqueceu a atmosfera e os oceanos, derreteu geleiras, elevou os níveis do mar, mudou os ciclos da água e aumentou alguns eventos climáticos extremos. Além disso, as emissões de dióxido de carbono estão deixando os oceanos mais ácidos a uma taxa sem precedentes, ameaçando a vida marinha. Agora é certo que a maior parte do aquecimento desde 1951 foi causada por atividades humanas.

Mas o IPCC não dá apenas uma má notícia. Eles também analisaram os potenciais caminhos para o futuro. O futuro que eles descrevem, se continuarmos em nosso caminho atual, parece sombrio e hostil. Mas lembre-se, estas são projeções e não profecias. Eles também estabeleceram metas que vão limitar o aquecimento a menos de 2°C e o aquecimento do nível do mar numa escala menor, bem como o derretimento do gelo, a acidificação dos oceanos e eventos climáticos extremos.

Há um futuro melhor do que o que estamos enfrentando atualmente e é nosso, se quisermos.

Devemos aceitar que os combustíveis fósseis terão que ficar no chão e que sugar as últimas gotas restantes de petróleo é um desperdício caro e perigoso do tempo. Isto não será nenhuma surpresa para a indústria de combustíveis fósseis. Empresas de carvão, petróleo e gás, juntamente com a energia pesada de setores como os fabricantes de automóveis, passaram décadas tentando turvar as águas em torno da ciência da mudança climática em vez de encarar a grave ameaça que elas representam. Eles financiaram campanhas publicitárias, campanhas de desinformação e “negadores” da ciência do clima, com a intenção de criar incerteza entre o público e bloquear todos os esforços para regular gases de efeito estufa.

Devemos abraçar e acelerar a transição da energia limpa que já está em andamento. A energia renovável é atualmente a fonte de energia que mais cresce. Globalmente, estima-se que a geração de energia renovável deva subir para 25% da geração de energia bruta em 2018. Mas a maior barreira para essa expansão é a incerteza em torno das políticas de energias renováveis. Esta é uma área em que os governos podem criar fortes sinais para os investidores sobre o futuro.

Nossos ativistas têm mostrado uma enorme coragem e compromisso e envergonhado aqueles governos que continuam a proteger os interesses da indústria de combustíveis fósseis em detrimento de seus cidadãos. Suas ações, suportadas por convicção pessoal e um desejo de proteger o nosso clima em rápida mudança, são um desafio para os governos colocarem as pessoas e o planeta em primeiro lugar.

Publicado originalmente no site Common Dreams